segunda-feira, novembro 05, 2007

High School Musical




Ontem, enfim, assisti High School Musical 2.
Minha impressão final foi a mesma que tive ao assistir o primeiro: medo.
Primeiro, vamos pensar quem é o público desses filmes. O Disney Chanel se dirige para crianças, certo? Não são adolescentes, ou sequer pré-adolescentes que compõe a sua audiência. Acho que ninguém com mais de doze anos realmente é fã do High School.
Então por que os astros do filme têm 20 anos? Já começa por aí, são quase adultos interpretando quase adolescentes para um público quase infantil. Então o resultado é um festival de seios fartos e braços malhados espremidos em roupinhas em cores pastéis.
Sei não, mas acho meio coisa para pedófilo. É que por mais que a Disney tenha o cuidado de não criar nenhum clima de sexualidade nas cenas ou figurinos, são os próprios corpos desenvolvidos dos atores que geram certa perversão. São corpos já muito cheios de hormônios para idade das personagens. Perigo para mentes dispostas.
Bom, mas isso não é, em princípio, o grande risco do filme. Ou pelo menos o risco imediato. O que mais me preocupa é o que as crianças vão entender. Aí é que realmente mora o perigo.
Sim, porque o filme é óbvio. Trabalha, como qualquer filme do gênero, com estereótipos bem definidos, tem o casal de mocinhos, tem a menina invejosa, tem os esforçados. E tem as cotas dos contso de fadas atuais, ou seja, os personagens politicamente simpáticos: o negro, a latina, a gorda e o gay.
Todos são exaustivamente bem vestidos. Ninguém repete roupa, ou usa um sapato que não combine. Ou usa roupa barata. Igualmente, todos são
exaustivamente bem penteados, escovados, alisados, encacheados, usam apliques, extensões, colorações. E todos são exaustivamente maquiados, bronzeados, operados, não há uma única espinha, um único nariz sem retoque, um fio de cabelo com frizz, um penteadinho feito em casa. Não posso imaginar como uma criança de 10 anos que seja apenas normal se sente depois desse desfile de complexos de inferioridade.
Mas a questão piora quando percebemos como todos os estereótipos ganham forma, a construção dos clichês. Em High School Musical, os estereótipos são absurdamente negativos e seu ar de modernidade apenas agrava a situação.
O casalzinho principal é composto da forma tradicional. A mocinha Cinderela esforçada e trabalhadora, de coração bom e puro. Curiosamente vivida pela atriz que mostrou sua terceira série do ginasial pela internet. E o menino esportista e machinho, que é bom em todos os esportes, é esperto, ousado e irresistível. Curiosamente vivido pelo ator cuja homossexualidade sofridamente contida fica evidente nas coreografias e nas caras e bocas – sem falar do nariz operado. Mensagem clara: crianças, sejam politicamente corrigidas, enrustidas, ou simplesmente incoerentes. O mundo não quer saber das suas verdades, portanto, caso não consigas esconde-las de si mesmo, pelo menos esconda-as do resto do mundo.
Os irmãos ricos e preconceituosos são muito, muito ricos. A menina parece uma senhora de 40 anos com roupas de gosto duvidoso e algo parecido com uma peruca sobre a cabeça. Os vestidos são justos e recobertos em paetês. A mensagem é clara: peruas têm normas de caráter mais flexíveis do que mulheres sem glamour. Você se veste bem (ou caro) e pode humilhar os outros. Você tem um cabelo falso, pode ser falsa por completo. O irmão é outro caso perdido: o gayzinho artístico. Mais uma mensagem clara para os meninos de talento: você pode dançar e cantar, desde que se vista como um estilista italiano, adote acessórios diferenciados e aceite a condenação de não ser aceito pelos outros garotos (os esportistas) e de acabar sempre sem qualquer envolvimento afetivo público.
Os personagens negros são bem vindos, desde que seus cabelos sejam domados ou aloirados e que sua existência se restrinja aos papéis coadjuvantes.
E a personagem gordinha? Uh, a única que passa o filem inteiro com a mesma abominável calça de palhaço. Sempre divertida, risonha e digna de pena.
Só para garantir, os filhos que eu não vou ter nunca. Nunca mesmo, assistiriam High School Musical sem supervisão de um adulto. Um adulto saudável.


Marcadores: ,

22 Comentários:

Blogger Fancy Girl disse...

Bolas!! Isso tudo num filme para crianças???
Será que elas subentendem e absorvem isso tudo ou és tu que estas a exagerar um bocadinho??
E se isso fosse realmente assim até a Barbie seria banida!! :P

Gosto do teu blog e da tua frontalidade :)

6/11/07 16:44  
Blogger sam disse...

eu não assisti esse, mas já vi um episódio de rebeldes, e, sinceramente, acho que é muito pior.. tu já viu? e é febre entre as meninas (vejo crianças de 4, 5 anos com camisetinhas do rebeldes!). medo.

7/11/07 10:19  
Blogger Bru disse...

Vce disse tudo que eu realmente vejo no filme. É triste que isso faça sucesso e traga milhões e milhões de incentivos financeiros e morais (como?) para os produtores, atores... incentivos tais responsáveis pela sequência desse quase seriado. Ano que vem, conheceremos o terceiro quase filme. Até lá.

12/12/07 11:40  
Anonymous Thay disse...

[i]Kra, tu estás completamente maluco..
Exageros e exageros..
Não é, isso tudo..
HSM 1 e 2, saõ formas de convivênciado dia-a-dia,que crianças,adolescentes, pré-adolescentes e até mesmo adultos curtem.
Sò sua familia evc podem não curtir.
Vc tem ke repensar nas coisas que vc fala,porque dá aentender ki vc é um ignorante das idéias e até mesmo sem moral.
Pq falardas coisas e pessoas que vc nunca nem viu..

Fik com tuas idéias e manias pra lá..

HSM naum é nada dissuh..

29/12/07 14:40  
Blogger Marcio disse...

Fala serio...hsm2 é pra todas as idades e eles vão colocar crianças de 10 anos para cantar e atuar em um filme?dãhhh!!!!!!!
Eu tenho qua se 14 anos e sou super fã de hsm!
Vcs são lokos,né?
Marcio-bjs para a Leticia!

20/1/08 12:55  
Anonymous elisa disse...

peço desculpa mas, se hsm2 é demais para o teu cerebro, entao tens graves problemas. Qual o mal de um filme da disney ser com pessoas com 20 anos? é perfeitamente normal. nao queriam ver ai miudos de 10 anos a cantar e a dançar aqelas coreografias. de certeza. e hsm foi um filme feito nao so para crianças, mas sim para toda a familia. é um filme viciante. gostava de te conhecer, realmente gostava. pra ver como te vestes, os filmes qe vês, os gostos qe tens.. pra ver se sao melhores e conseguem ter tanta ou mais qualidade do qe hsm. olha, tem juizo, vai tomar os medicamentos porqe de certeza qe no dia qe escreveste isto nao os tinhas tomado. precisas de juizo. tenho pena de ti. sinceramente.

5/2/08 00:09  
Anonymous scheiß drauf disse...

é assim eu nao sou fan de HSM mas pelo menos nao reclamo dessa forma
no pais onde vivo existem muitas revistas com os HSM's todos mas eu nao coloco um processo na porra da revista....=D
isso é incorrecto acho que se nao gostas nao deves falar mal
e tambem só assististe o hsm2 por tua vontade
tu és uma crianca a entrar em crize exestencial, se os teus pais nao te dao atencao.....meu amigo nao posso fazer nada mas ao menos tenta respeitar os que gostam
Küßes....bis bald

5/2/08 00:16  
Anonymous elisa disse...

va, ja agora diz-me um cd de banda sonora ou outro qualquer qe esteja a ocupar 2 paginas do livro do guiness por cd mais vendido de todos os tempos? qe tenha batido todos os recordes de 15 anos em todo o mundo? pois nao encontras. é normal. pq nao há! simples.

Já tentaste olhar-te ao espelho? eu acho qe nao. nao deves nem 1/1000000 do talento ou beleza qe os actores de hsm têm. gostava de te ver, a dançar, a cantar, a aparecer sequer numa publicidade, pq acho qe a ti nem seqer um montinho de merda devias ter o direito de pisar. pq és pior. cuida-te. mata-te. caga-te. mija-te. fode-te. tou nem ai, tou nem ai...

5/2/08 13:29  
Anonymous scheiß drauf disse...

ah e mais coisas que me esqueci de dizer

este texto ta uma merda cagada e so prova a tua imaturidade
se eu um dia te conheco

ESTAS LIXADO

a tua mae devia dar-te uma licao de boa educacao e se nao gostas de HSM mete a rolha e nao vejas
KINDDDDD


.|.

5/2/08 13:40  
Anonymous scheiß drauf disse...

hallo só mais uma vez........
Vanessa hudgens é uma gaja que eu odeio se podesse mata-va mas nao falo mal dela
eu sou uma pessoa que me visto só de preto e branco
ODEIO CORES BERRANTES
ODEIO O TEU FUNDO E TUDO AQUILO QUE ALI TENS MAS AUMENOS RESPEITA OS QUE GOSTAM
se tiveres mail ainda gostava de o ter para te conhecer e saber os gostos que tens (pois deves ser bem parolo(a)).
Peco desculpa pelo encomodo.
é a ultima vez que me meto aqui neste site

5/2/08 13:48  
Anonymous Anônimo disse...

Olá. Estava pesquisando na net e encontrei seus comentários a respeito do HSM, que foi (diga-se de passagem) bombardeado pelos comentarios por possiveis "adoradores do HSM" , paaaa!!!!!!
Então, fica aqui uma realidade vivida por mim, tenho um filha de 5 anos que por influencia de uma prima de 8 assistiu o HSM e depois disso começou a ter comportamentos no minimo intrigantes para sua idade, tipo como falar: "estou apaixonada" e tentar beijar na boca. Embora o filme não mostre cenas de beijo, ele passa esta mensagem e incita a faze-lo qdo por exemplo o par romantico tenta se beijar e é interrompido por colegas. Na minha opinião, os pais deveriam assistir o que seus filhos estão assistindo para filtrar o que é bom e ruim, pra crianças acho péssimo o filme, principalmente pq mostra esteriótipos da perfeição, valoriza a aparência ao extremo e passa a imagem do mundo perfeito onde no final tudo dá certo , causando grande frustração nas crianças e até mesmo nos adolescente que já por natureza enfrentam seus problemas de transição. Crianças em idade pre escolar por exemplo poderão criar uma expectativa de estudar em um colégio tão legal qto aquele.
Sou a favor de uma boa leitura com os filhos onde desenvolve a imaginação e de não deixar que estes modelos implantados por uma midia que tem unico objetivo de faturar, faturar e faturar, entrar na cabeça das crianças e adolescentes. Ademais é um filme dançante , cantante e tudo masi, só não é idela para crianças.
Parabens pro abrir a discussão, suas considerções mostram um olhar afinado ao que está na midia e não contemplativo comoo o da maioria.

11/2/08 17:55  
Anonymous Anônimo disse...

nunca vi gente tão idiota pra escrever uma coisa desta de high school musical esta ea banda perfeita o demente que escreveu td aquilo no inicio deve gosta de rbd a banda mais demente que tem espero que o retardado que tenho escrito nunca mais bote isto pq hsm e bom de mais amo e ñ acho que e isto que esta pessoa falo tem os atores principais e ñ tem nem um gay o unico gay deve ser quem escreveu esta bobagem e tem coragem de expor na internet ainda que pouca vergonha ñ acreditem nesta pessoa gente e um idiota high school musical e bom para as crianças e eu nunca vi gente fala tanta bobagem como esta

3/6/08 17:05  
Anonymous Anônimo disse...

Olá! Gosto muito do teu blog,tem muita personalidae e muitas vezes rio muito com ele.
Quanto ao post, concordo em partes,mas talvez seja um pouco de exagero.Acho que HSM nem se compara com Rebeldes,que consegue ser pior do que Malhação.Realmente o filme mostra pessoas bonitas,ricas e felizes,mas pq as crianças teriam q ligar a televisão para ver uma coisa q não fosse fantasia?Realmente vão desejar estudar naquela escola,vestir aquelas roupas,mas isso já acontecia nos filmes de Cinderela,e tantos outros tipo sessão da tarde com aquelas cheer leaders perfeitas (e tantos outros esteriotipos).Alias,no que isso difere da realidade de O diabo veste Prada, Sabrina, e outros filmes? Quem de nós, mulheres adultas não desejou o guarda-roupa de Carrie Bradshow ou o espírito aventureiro (e os lábios) de Lara Croft?
Temos sim q cuidar do que nossos filhos vêem, mas não sejamos hipocritas.
Beijos,adoooro te ler.

24/6/08 11:44  
Anonymous Anônimo disse...

aff
pq sempre tem q meter rebelde/rbd no meio???
cara as pessoas n entendem!!
hsm=disney- publico + infantil
rebelde=esmas-publico jovem
claro! rebelde se passava em um colegio particular, por iso a maioria era rica + n veio tão cheio de heteriotipos
exemplo a mia collici era a + rica da escola, porem ela tratava todo mundo bem, era simpatica com todos sem se importar com a classe social deles.+ um a celina era a gorda da historia, porem ela arrumou um namorado que a amava de verdade. + um? a roberta q era a +rebelde,escondeu um menino de rua na escola pq ele n tinha p ond ir. Pra mostra q nem sempre o q parece é e q todas as pessoas podem ser felizes, n importa se sejam ricas, magras, gordas ou pobres
outra coisa, a maoiria dos fatos da novela eram coisas q acontecem com a maioria dos jovens, n eram coisas tão fantasiosas assim.
TODOS OS FILMES, NOVELAS,MUSICAS ETC FAZEM ALGUM TIPO DE APELAÇÃO
NO CASO REBELDE FOI APELAR PRA SITUAÇÕES COTIDIANAS DA MAIORIA DOS JOVENS

30/10/08 01:29  
Blogger 100% SPIDER MAN disse...

fala serio vc te titica na cabeça eu so super fã de high school musical e ate ja assistir o hsm 3 é otimo ve se se toca eu tenho 15 anos e amo eles os filmes hsm1 hsm2 e hsm3 são pra todas as idade vai toma remedio pra ve se melhora da cabeça!!!!!!!!!!!!!!!

24/2/09 13:56  
Anonymous Anônimo disse...

Tenho 18 anos e "AMO" High School Musical...
O problema da pessoa que esacreveu esse comentario eh que ela não tem imaginação para fazer um filme como High School Musical e ganhar muito dinheiro com ele... é inveja...
Já assisti.
Assisto.
E vou continuar assistindo High School Musical sim...

E que todas as crianas assistam tbm...

9/3/09 16:22  
Anonymous Anônimo disse...

Tenho 18 anos e "AMO" High School Musical...
O problema da pessoa que esacreveu esse comentario eh que ela não tem imaginação para fazer um filme como High School Musical e ganhar muito dinheiro com ele... é inveja...
Já assisti.
Assisto.
E vou continuar assistindo High School Musical sim...

E que todas as crianas assistam tbm...

9/3/09 16:22  
Anonymous Anônimo disse...

Cada um vê oque quer. É sempre bom assitir de tudo, desde filme bosta até os classicos.
Não ligo de assistir HSM ou RBD. Não se deve ficar censurando oq as crianças veem (a nao ser q seja porno ou violencia), até pq um filme tao popular uma hora ela vai querer assistir. A questão é como os pais ensinam as crianças a pensar e agir.

Isso sim vai ser determinante no impacto dos filmes na vida das crianças.

Para os fans dessas porcarias enlatadas só resta meu lamento.

26/3/09 09:12  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho que vc deve cuidar mais da sua vida e saber que vc é uma vagabunda que não tem mais o que fazer.... AdoOro HSM e sempre vou gostarrrr!!!

12/10/09 22:19  
Blogger Renata Robes disse...

Caracas vc é d+. Vc consegue elucidar muito claramente sobre aquilo que eu penso...Seu blog já esta add nos meus favoritos. Continue assim, vc é d+.

Ps - vou inclusive (se possível) tirar algumas dúvidas com vc, pois, quero dar continuidade a um blog sobre cidadania, e gostaria de poder contar com sua ajuda e colaboração.

Bjs Rê

3/9/10 21:56  
Blogger Mary disse...

Você não tem o que fazer?
fica na internet escrevendo merd's
sem nem saber do que esta falando, com um olhar malicioso para algo tão inocente como HSM,sei que existe liberdade de expressão mais confudir liberdade com uma ofensa é algo totalmente diferente..acho que você não sabe, em vez de ficar na internet escrevendo besteira você deveria ler mais, especificamente ler o manual do cidadao para saber seus direitos e deveres, saber que denigrir a imagem de alguem é crime. Você deveria se olhar no espelho e apontar o seus defeitos notar que você não é melhor do que ninguém!
Então antes de fazer uma crítica inescrupulosa, idiota, imbecíl como essa pense se você não está sendo mais imbecíl que ela e saiba que você terá críticas piores e maiores que a sua.

31/10/10 23:05  
Anonymous Anônimo disse...

isso é inveja, as crianças veem isso todos os dias na rua, porque nao na tv, alem do mais tenho 27 anos edoro o filme, se a criança absorver tudo que vê vamos ter que interna-las longe de tudo e de todos, o mundo em si tá corrompido, e não é uma mero filme que vai piorar ou melhorar a situação.

30/4/12 20:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início